Você sabe como fazer uma gestão de gastos e reduzir custos em TI sem comprometer a qualidade da entrega e processos?
A tecnologia já é parte da estratégia e cotidiano de todas as empresas e setores. Mas para otimizar o investimento ao máximo, é importante que os investidores se atentem aos caminhos que podem seguir para reduzir desperdícios financeiros.
A visibilidade, controle e gestão de custos ajuda a empresa a ter não somente um maior aproveitamento dos seus recursos, mas também uma ampliação da produtividade. Ter ferramentas que permitam visualizar, analisar e tomar decisões assertivas encurta caminhos e consequentemente tempo de planejamento estratégico.
Por que fazer a gestão de gastos em TI e Telecom?
A gestão dos custos e gastos em TI e Telecom é algo que deve ser priorizado por toda empresa que utiliza recursos tecnológicos – atualmente todas as empresas de médio e grande porte, e em muitos casos, também as pequenas. Essa prática torna o setor mais eficiente e preparado para lidar com as demandas internas, gerando, pelo menos três principais resultados:
- diminuição de desperdício, feita por meio da melhoria dos fluxos de trabalho e da otimização de gastos e, principalmente, pelo controle contínuo e tomada de decisão consciente e assertiva;
- otimização dos recursos disponíveis para a melhoria dos fluxos de trabalho e do aumento de performance operacional;
- gestão e controle de orçamento, desde o dimensionamento até a realização. Orçado x realizado, incluindo o meio do processo que é o acompanhamento e ajustes, caso necessário.
Como conhecer os principais gastos da área de TI em sua empresa?
O primeiro passo é usar uma única ferramenta robusta para mapear todos os recursos e apresentar detalhadamente os gastos por área da empresa. Conhecer as demandas de cada área e suas prioridades, para, então, planejar e alocar os recursos e seu dimensionamento, dentro do necessário.
Os principais recursos que uma boa ferramenta precisa ter
Esse é o ponto de partida. Ter todos os ativos de software e hardware inventariados em detalhe traz visibilidade para dimensionamento e definições estratégicas.
A partir dele o gestor de TI pode planejar de formar assertiva as ferramentas necessárias para cada projeto e/ou área.
CONTRATOS E PAGAMENTOS
Gerenciar contratos não é simplesmente saber o que foi contratado, quando inicia e quando termina a vigência. É ter todos os pontos negociados, escopo e SLAs (Service Level Agreement) ou, em português, ANSs (Acordo de Nível de Serviço), de forma acessível e como parte do dia a dia de TI ou área que cuida desses serviços e contratos.
Assim como os pagamentos, que quando gerenciados corretamente, evitam gastos extras com multas e juros e o bloqueio de algum serviço, que pode impactar na produtividade do negócio.
SEGURANÇA
Com tantas informações sendo processadas nos dispositivos móveis (notebooks, tablets e smartphones), é primordial ter uma ferramenta específica que faça controle de acessos, e que seja possível fazer wipe remoto, e geolocalização. Nesse sentido, uma ferramenta de MDM (Mobile Device Manager) robusta e bem parametrizada traz segurança e melhora diretamente a produtividade, consequentemente retornos tangíveis.
ORÇAMENTO
Por fim, a elaboração de um orçamento de TI e Telecom permite que as empresas otimizem recursos e antecipem questões como: renovação de licenças, armazenamento de informações, aquisição de equipamentos, depreciação de ativos. Assim, é possível alinhar o planejamento de TI aos negócios, proporcionando uma visão mais abrangente da previsibilidade financeira da empresa.
A Gestão de Gastos de TI e Telecom é mais que uma tendência, é uma realidade e já apresentou resultados significativos para as empresas. Inclusive proporcionando o investimento em novos projetos apenas com os valores não desperdiçados e recuperados.